Palestrantes - Congresso

ALFREDO ALMERARES

Médico, desenvolve atualmente atividades como consultor clínico na InterSystems Corporation. Depois de completar sua residência básica em pediatria, especializou-se em informática médica no Hospital Italiano, em Buenos Aires, Argentina, uma das mais prestigiadas instituições médicas da América Latina, onde também completou a residência nessa especialidade. Contemplado com uma bolsa de estudos Fogerty, completou seu pós-doutorado em biomédica informática, na Oregon Health and Science University (OHSU), centro pioneiro para o desenvolvimento de especialidades nos Estados Unidos, que lhe concedeu um mestrado. Desenvolveu uma extensa atividade acadêmica na área de informática médica e possui extensa experiência na área da pesquisa. Além disso, é membro da Academia Americana de Informática Médica (AMIA) e da Associação Internacional de Informática Médica (IMIA), onde participou ativamente do grupo de trabalho em informática médica para países em desenvolvimento. Também é membro do grupo especial para o desenvolvimento da informática médica no meio pediátrico. Vive no Chile.


ÁLVARO ESCRIVÃO JUNIOR

Possui graduação em medicina pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1975) - Faculdade de Medicina de Botucatu, mestrado em medicina - 1986 (Medicina Preventiva) e doutorado em medicina- 1999 (Medicina Preventiva) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Atualmente é professor do Departamento de Gestão Pública da Escola de Administração de Empresas das Fundação Getúlio Vargas - SP e Coordenador-Adjunto do Centro de Estudos em Planejamento e Gestão em Saúde - GVSaúde da EAESP. É médico sanitarista do Governo do Estado de São Paulo, com atuação no Proahsa no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP; é médico da Prefeitura do Município de São Paulo, com atuação no Observatório de Saúde da RMSP. Tem experiência na área de Saúde Coletiva e de Administração em Saúde, com ênfase em Informação e Indicadores em Saúde e Epidemiologia Gerencial, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação em saúde, indicadores de saúde, auditoria de serviços de saúde, epidemiologia em serviços de saúde, saúde suplementar e relação público-privada na saúde. É membro do Grupo Técnico de Informação em Saúde e População-GTISP da Abrasco e membro da Rede Interagencial de Informação em Saúde - RIPSA da OPAS/MS.


AUGUSTO NUNES

Jornalista e escritor, atuará como palestrante e mediador. Desde 2013, é apresentador do programa Roda Viva, da TV Cultura. Mantém um blog de notícias políticas na Veja On-line (mais de 4 milhões de acessos/mês) e é comentarista da rádio Jovem Pan. Ganhou diversas edições do Prêmio Esso. Foi redator-chefe da Veja e diretor de Redação da Época, Forbes, O Estado de São Paulo, Jornal do Brasil, Gazeta Mercantil e Zero Hora. Escreveu o texto do livro “Minha razão de viver – Memórias de Samuel Wainer”.


CARINA HILDERS

É diretora-geral do Hospital Reinier de Graaf, em Delft, Holanda. Médica, especializada em ginecologia e obstetrícia, é professora em gestão clínica e liderança na Erasmus School of Health Policy & Management, da Universidade Erasmus University Rotterdam, Dept Health Services Management & Organization, com grande reconhecimento internacional como líder em gestão de mudança de saúde, desenvolvimento profissional e cuidados centrados no paciente.


FRANCISCO BALESTRIN

Vice-presidente executivo e diretor médico corporativo do Grupo VITA. Foi um dos fundadores e atual presidente do Conselho de Administração da ANAHP-Associação Nacional de Hospitais Privados. Graduado em medicina, completou residência médica em administração em saúde no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Concluiu o curso de especialista em saúde pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP, e também de especialista em administração hospitalar pelo PROAHSA, da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGV).


GIOVANNI GUIDO CERRI

Professor titular de radiologia da FMUSP, presidente do Conselho Diretor do InRad-HCFMUSP (Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), membro do Conselho de Administração do Hospital Sírio-Libanês, diretor do Centro de Diagnóstico do Hospital Sírio-Libanês, diretor científico da Associação Médica Brasileira e vice-presidente do Instituto Coalizão Saúde. Ao longo de sua carreira foi secretário de Saúde do Estado de São Paulo e ocupou cargos de liderança em diversas instituições, dentre elas, Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), Instituto do Câncer do Estado de São Paulo e Hospital das Clínicas da FMUSP. É autor de mais de 15 livros e mais de 280 trabalhos científicos, publicados em revistas nacionais e estrangeiras. Foi agraciado com mais de 30 prêmios, dentre eles o Prêmio LAFI de Ciências Médicas e Prêmio Jabuti de Literatura.


GIL GIARDELLI

Estudioso de cultura digital, com 16 anos de experiência. É web ativista, difusor de conceitos e atividades ligados à sociedade em rede, colaboração humana, economia criativa e inovação. Por onde passa, difunde ideias inovadoras e inspira o empreendedorismo social no Brasil por meio de suas palestras, aulas e conteúdo compartilhado nas mídias sociais. Professor nos cursos de pós-graduação, MBA e do CIC-Centro de Inovação e Criatividade, na ESPM-Escola Superior de Propaganda e Marketing, INEPAD-USP e da FIA-LABFIN/PROVAR. Conferencista em centenas de eventos como TEDx, EducaRede, RioInfo, The Economist Insights, em empresas e instituições como Apple, Nestle, SEBRAE, Grupo Globo, Google, Bradesco, Itaú, VIVO e speaker note em Chicago, Manchester, Londres, Madri, Ruanda, Buenos Aires, Santiago e Punta Cana.


LUIZ FELIPE PONDÉ

Filósofo, escritor e ensaísta, Luiz Felipe Pondé é pós-doutorado em epistemologia pela Universidade de Tel Aviv, vice-diretor da Faculdade de Comunicação da FAAP, onde também é professor de Filosofia, e na PUC-SP, onde ministra aulas de Ciências da Religião. Colunista do jornal Folha de S.Paulo, Pondé também é autor de 12 livros, aclamado pela crítica por “Filosofia Para Corajosos”, “A Era do Ressentimento” e “Os 10 Mandamentos (+um)”. Recentemente lançou “Verdades e Mentiras-Ética e Democracia no Brasil”, em coautoria com Gilberto Dimestein, Leandro Karnal e Mário Sérgio Cortella. Na obra, os autores destrincham os sistemas democrático e político que se instauraram no país e, de forma muitas vezes divergentes, tentam fomentar uma solução possível para o turvo cenário atual do Brasil.


MICHIEL KORTSTEE

Michiel Kortstee é freelance-consultor e candidato a doutorado na Fundação Getulio Vargas em São Paulo, com foco em inovação e mudança e gestão nos cuidados de saúde. Tem fortes interesses nos sistemas de saúde, inovação e mudanças de processos e estratégias para enfrentar os principais desafios do setor. Como economista (mestrado em economia e administração de empresas na Universidade de Maastricht, Holanda, e pós-graduação em mudança de curso na Groningen University), Michiel iniciou sua carreira em gestão financeira e posições profissionais com a empresa de informação e publicação VNU e trabalhou desde 2002 no campo da saúde. Como consultor da KPMG, ele conduziu estudos na introdução da concorrência nos cuidados de saúde e a mudança do papel das seguradoras, contratando serviços de saúde, e contribuiu para planos de negócios para vários tipos de fornecedores de saúde. Em 2005 e 2006 trabalhou com a Agis (seguradora de saúde líder) e, como membro de uma força-tarefa, esteve envolvido em um processo de reestruturação de serviços hospitalares em Amsterdã. De 2006 a 2011, liderou projetos de mudança com o líder do departamento de saúde de cuidados prolongados Cordaan, em Amsterdã, primeiro como gerente planejamento e correspondência, mais tarde como responsável de vendas por seus serviços de saúde (350 milhões de euros anuais) para seguradoras de saúde. Em 2011, mudou-se com sua família para o Brasil, onde viveu até 2016. Projetos de consultoria no Brasil incluem, entre outros, um estudo de inovação (foco na economia baseada em biologia) para o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação do consulado holandês em São Paulo; uma visita de estudo (novembro de 2013) aos Países Baixos com o diretor de I&D do hospital Albert Einstein sobre o tema da inovação em envelhecimento saudável; um workshop sobre inovação no Brasil para a P&D da Philips e um extenso projeto para o governo holandês “Health Hub São Paulo-Holanda”, destinado a promover cooperação entre as partes (brasileira e holandesa) em ciência, tecnologia e inovação em saúde (2016).


NICK GULDEMOND

Nick Guldemond é professor de cuidados e tecnologia integrados no Instituto de Política e Gestão da Saúde da Universidade Erasmo de Roterdã e possui licenciatura em medicina e engenharia elétrica. É especialista em saúde eletrônica e cuidados integrados para várias organizações internacionais, como Observatório Global de Saúde da OMS, Programas da UE como Comunidade de Inovação de Conhecimento (KIC) Saúde e KIC Digital, Iniciativa de Inovação Ambiental, Iniciativa de Inovação e Iniciativa de Dispositivos Médicos Inovadores. É conselheiro de eSalud e transformação de saúde para vários institutos nacionais e regionais de saúde eletrônica NHS Reino Unido, NHS Escócia, Noruega, China, Polônia, Alemanha, Hungria e Bélgica, bem como empresas multinacionais em pharma (Roche, Novartis, Genzyme), medtech (Philips , MEDTRONIC, COCIR), TI de saúde (Microsoft, Ascom, Ortec, Vodafone) e finanças (Rabobank, Natwest, RBS). Foi arquiteto da agenda nacional de pesquisa de implementação de cibercabilidade eletrônica e a grande aliança de dados, bem como o diretor de programas eHealth em nome da Federação Holandesa de Centros Médicos Universitários (NFU). Atualmente é coordenador da iniciativa européia Healthy and Active Aging.


QI LI

Médico, com MBA, é um inovador bem-sucedido na área da saúde, com vasta experiência em criação de novos produtos, pesquisa e desenvolvimento de negócios globais. Dr. Li é membro do conselho do Hacking Medicine Institute no MIT, e ocupa o cargo de diretor de inovação de produtos da InterSystems Corporation, onde está encarregado da inovação global dos produtos clínicos. Ocupou vários papéis de liderança no desenvolvimento de produtos para área clínica, em empresas como: Harris Healthcare, Partners Healthcare, e em várias empresas de inicialização em TI de saúde. Na Harris Healthcare atuou como a pessoa chave para impulsionar a estratégia global de vendas, onde liderou o posicionamento do produto e os esforços para entrada nos mercados do Reino Unido e na China. No Partners HealthCare, em Boston, liderou o desenvolvimento interno do Registro Médico Longitudinal (LMR), adotado em toda a empresa por mais de 7 mil usuários médicos, nas clínicas de atenção primária e especialidades. Vive nos Estados Unidos.


SIMONE SANCHES FREIRE

É diretora de fiscalização e diretora de gestão interina da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Funcionária da ANS desde 2002 e servidora de carreira desde 2005, Simone Freire é graduada em Ciências Jurídicas pela Universidade São Francisco (São Paulo) e possui especialização em Direito Público pela mesma instituição (2000). Em 2004, fez pós-graduação em Direito Administrativo, Tributário e Constitucional, pela Universidade Estácio de Sá (Rio de Janeiro). Em 2008, concluiu especialização em Regulação de Saúde Suplementar, pela Fundação Getúlio Vargas, em parceria com o Hospital Sírio Libanês e a ANS. Em 2015, concluiu o MBA Executivo realizado pelo Instituto COPPEAD de Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em sua carreira, exerceu cargos de diretora adjunta da Diretoria de Gestão da ANS (2013/2014); gerente da Gerência de Apoio à Diretoria Colegiada (GEADC) na ANS, em 2013; coordenadora da Coordenadoria de Inquéritos da ANS (2012/2013); fiscal do Núcleo Regional de Atendimento e Fiscalização de São Paulo (2007/2009) entre outras atividades, e Coordenadora na Corregedoria da ANS (dez 2005 a nov 2007) e corregedora Substituta (dez 2006 a jun 2007).



Palestrantes Seminário

FABIO ARTIGAS GRILLO

Advogado militante na área tributária. Doutor e Mestre em Direito Tributário pela UFPR. Mestre em Política Econômica Internacional pela Universidade de Belgrano, Argentina. Especialista em Direito Comparado e Internacional pela CAILAW, Estados Unidos. Presidente da Comissão de Direito Tributário da OAB/PR. Conselheiro Seccional Titular da OAB/PR. Coordenador do Curso de Aperfeiçoamento em Direito Tributário para Advogados da Escola Superior da Advocacia da OAB/PR. Vice-presidente do Instituto de Direito Tributário do Paraná. Membro do Instituto dos Advogados do Paraná – IAP.
Professor nas Especializações em Direito Tributário da PUC/PR, ABDConst e Universidade Tuiuti.


FERNANDO AMORIM

Médico de família e comunidade, com residência no Hospital Odilon Behrens em BH/MG. Cooperado da Unimed BH, trabalha na gestão desta cooperativa desde 2013. Trabalhou como coordenador médico de unidades ambulatoriais tradicionais, como coordenador médico do produto de Atenção Primária à Saúde e como gestor da Atenção Domiciliar. Atualmente, é assessor do superintendente geral de Serviços Próprios da Unimed BH.


HENIO BRAGA JUNIOR

É gerente executivo de Planos de Saúde Cassi. Possui pós-graduação em Gestão em Saúde – FGV; Saúde Coletiva ISC/UFBA; Gestão em Sistema de Saúde FEPAR/Hospital Italianos de Buenos Aires; Planejamento Estratégico Fundação Dom Cabral; Terapia Comunitária UFCE; Gestalt-Terapia IGTB. Foi assessor, gerente de divisão, secretário executivo, gerente executivo de negociação e gerente executivo de saúde Cassi Sede, além de gerente regional Cassi (GO, MT, MS, RO e TO), (PE, PB, AL e RN) e (CE, MA e PI), e gerente Unidade Cassi-DF, diretor da UNIDAS-CE, superintendente da UNIDAS-DF. É representante da UNIDAS em GTs e Comitês da ANS.


HUMBERTO ALMEIDA

Diretor de Planos de Saúde e Relacionamento com Clientes da Cassi, funcionário do Banco do Brasil e Conselheiro de Administração na Orizon. Fisioterapeuta/Acupunturista, com três especializações na área de saúde e pós-graduado em MBA de Gestão de Planos de Saúde. Participou da Coordenação Nacional dos Conselhos de Usuários e estimulou a criação do MVV (Movimento pela Valorização da Vida) em defesa dos Associados da Cassi, das autogestões e da população baiana.


JOÃO PAULO DOS REIS NETO

Diretor-presidente da CAPESESP. Vice-presidente da UNIDAS. Graduado em medicina pela Universidade Federal do Maranhão, especialização no Rio de Janeiro em Clínica Médica e Cardiologia. Há mais de 20 anos é dirigente de operadora de planos de saúde. Ex-professor de MBA em Auditoria de Sistemas de Saúde. Título de profissional certificado com ênfase em Administração pelo ICSS - Instituto de Certificação de Profissionais de Seguridade Social. Membro titular do COSAÚDE, Câmara de Saúde Suplementar e do Conselho Nacional de Saúde.


JULIANA MARTINHO BUSCH

Gerente da Assessoria de Estratégias e Informações Institucionais da CAPESESP. Médica graduada pela Escola de Medicina Souza Marques (FTESM), associada da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, pós-graduada pelo Serviço de Endocrinologia do Hospital dos Servidores do Estado/RJ (HSE) e em Medicina Interna/Clínica Médica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Título de profissional certificada com ênfase em Administração pelo ICSS - Instituto de Certificação de Profissionais de Seguridade Social.


LUCIANE INFANTI

Luciane Infanti é uma Senior Executive do escritório de São Paulo. Trabalhou com diversos clientes da área de saúde e serviços públicos, tanto na esfera privada quanto na esfera governamental. Formado em Engenharia Clínica pela Universidade de Campinas (UNICAMP), Anteriormente à sua carreira de consultor, Luciane foi gerente de Engenharia Clinica e Hospitalar no hospital Samaritano de São Paulo e no Hospital Nove de Julho.


MAURÍCIO TESSEROLI MIOT

Advogado. Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA). Pós-graduado em Direito e Processo Tributário Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Consultor tributário da UNIDAS. Sócio do Escritório TMLP Advogados.


NILDEVAL CHIANCA JR.

Mestre em Ciências Jurídico-políticas pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Advogado e professor com atuação especializada em Direito da Saúde Suplementar e Direito do Trabalho. Membro do Conselho Editorial da Revista de Direito da Saúde Suplementar (RDSS). Sócio fundador do Escritório de Advocacia Nildeval Chianca Advogados Associados. Consultor e assessor jurídico da Afrafep e da Funasa Saúde; responsável pelo contencioso judicial da Cassi nos Estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte.


REYNALDO ROCHA N. JÚNIOR

Médico, especializado em Gestão de Sistemas e Unidades de Saúde, diretor médico da Duomed – Consultoria e Auditoria em Saúde, Coordenador de Políticas de Saúde do Planserv (Plano de Saúde dos Servidores Estaduais da Bahia) e consultor da Unimed Seguros.


JOSÉ LUIZ TORO DA SILVA

Mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Mackenzie. Doutor em Direito pela FADISP. Professor convidado da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Consultor jurídico da UNIDAS. Palestrante e conferencista nacional e internacional. É autor dos livros “Manual de Direito da Saúde Suplementar – A Iniciativa Privada e os Planos de Saúde”, 1ª edição, 2005, “Planos de Saúde – Limites ao Poder de Regular”; “Noções de Direito do Consumidor”. É coautor da obra “Os Negócios e o Direito”, e coautor do livro “Direito à Vida e a Saúde: Impactos Orçamentários e Judicial”.


TÂNIA GRILLO

Médica especialista em Clínica Médica e em Medicina do Trabalho (UFMG). Mestre em Medicina (UFMG) na área de sistemas gerenciais certificáveis para hospitais (ONA e ISO 9001). Doutora em Medicina (UFMG) na área de gestão de riscos assistenciais. Coordenadora e Professora dos Cursos de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, modalidade Ensino à Distância, em: Gestão Integrada da Qualidade em Organizações de Saúde, Segurança do Paciente, DRG – Diagnosis Related Groups: governança clínica, gestão assistencial e codificação e diretora do Instituto de Acreditação e Gestão em Saúde (IAG Saúde) e do DRG Brasil.


WELINGTON LUIZ PAULO

Advogado. Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Pós-graduado em Direito e Processo Tributário Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Pós-graduado em Direito Aduaneiro pelo Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA). Mestrando em Direito Empresarial (Direito Tributário) pelo Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA). Membro da Comissão de Direito Tributário da OAB/PR. Membro do Instituto de Direito Tributário do Paraná – IDT/PR. Consultor tributário da UNIDAS. Sócio do escritório TMLP Advogados.


WILLIAM MENDES DE OLIVEIRA

É funcionário do Banco do Brasil desde 1992. É bacharel em Ciências Contábeis e Letras. Trabalhou em agências na Grande São Paulo. Foi diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região por quatro gestões (2002/2014), onde foi responsável pela gestão administrativa e da infraestrutura, e atuou nas regionais Oeste, Osasco e Centro. Foi representante da Fetec CUT SP na Comissão de Empresa dos Funcionários do BB (2005/06). Diretor da Contraf-CUT, sendo secretário de imprensa na primeira gestão (2006/09) e secretário de formação por duas gestões (2009/15). Coordenou a Comissão de Empresa dos Funcionários do BB e as negociações com o Banco (2012/14). Atualmente é o diretor de Saúde e Rede de Atendimento da Cassi.