Minas Gerais sedia primeira Clínica Compartilhada de TEA UNIDAS do país
A primeira Clínica Compartilhada de TEA UNIDAS no Brasil será inaugurada na próxima segunda-feira, 16/09, em Belo Horizonte (MG). Voltada para o tratamento de pacientes com transtornos de neurodesenvolvimento, incluindo o Transtorno do Espectro Autista (TEA), a iniciativa é uma parceria entre a UNIDAS, operadoras de autogestão filiadas de Minas Gerais e a Doutor Agora.
A Acolher Neuro tem capacidade para atender até 600 pacientes e realizar 9 mil sessões por mês, um avanço significativo e inovador no cuidado de pessoas com TEA e demais transtornos de neurodesenvolvimento. O modelo de gestão compartilhada garante uma abordagem coordenada e centrada no paciente, além de uma assistência personalizada e efetiva.
Wesley Nunes, diretor superintendente da UNIDAS-MG, destaca que o projeto foi concebido após extensas horas de trabalho e planejamento, assegurando uma estrutura robusta e de alta qualidade assistencial. “Estamos muito confiantes no potencial desse serviço, que oferecerá um cuidado de excelência ao paciente e sua família”, afirma.
A capacitação da equipe multiprofissional foi realizada em parceria com a Unimed Federação Minas, com um curso de carga horária diferenciada e exigência de aproveitamento de 70% para aprovação de cada participante. Uma garantia para que os profissionais estejam altamente preparados para oferecer o melhor cuidado possível.
A criação de clínicas de tratamento compartilhadas é um dos destaques da Cartilha TEA UNIDAS, lançada em julho. O documento apresenta para operadoras de autogestão indicações de boas práticas e estratégias de cuidado na gestão de beneficiários com TEA, que necessitam de terapias e um acompanhamento contínuo.
Novas filiadas UNIDAS: IPASGO e FUNSSEST
A IPASGO SAÚDE, serviço social autônomo de assistência à saúde dos servidores públicos e militares do estado de Goiás, e a FUNSSEST, Fundação de Seguridade Social da ArcelorMittal Brasil, agora fazem parte da UNIDAS!
Ambas oferecem a seus beneficiários rede credenciada de profissionais, clínicas, laboratórios e hospitais em assistência a saúde e odontológica.
Com a chegada das duas filiadas, a UNIDAS passa agora a agregar cerca de 4,3 milhões de vidas em todo o Brasil.
Sejam muito bem-vindas, IPASGO SAÚDE e FUNSSEST!
Autogestões são tema de mesas em eventos de saúde
O presidente do Conselho Deliberativo da UNIDAS, José Antonio Diniz de Oliveira, participou nos últimos dias de dois eventos onde falou sobre as particularidades e desafios do setor de autogestão em saúde.
No MV Experience Forum 2024, em São Paulo, ele representou a UNIDAS na mesa Equilibrando a balança: navegando pelos desafios e colhendo as oportunidades da autogestão em saúde no Brasil.
“As autogestões se diferenciam dos demais segmentos do setor suplementar, entre outros aspectos, por não terem finalidade lucrativa. O que não as exime de atuar em equilíbrio financeiro, sob pena de autuação por parte da ANS”, afirmou José Antonio.
No 56º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica / Medicina Laboratorial, em Salvador (BA), José Antonio esteve na mesa redonda Visão das autogestões em saúde sobre o mercado diagnóstico. Ele apresentou dados da FIOSAÚDE – Caixa de Assistência Oswaldo Cruz, da qual também é presidente, que mostram o aumento de frequência e custo dos exames laboratoriais e de imagem nos últimos 10 anos.
Novo UNIDASCAST no ar
No 2º episódio do PODCAST UNIDAS-PR, o especialista Sergio Lazarini aborda o tema Saúde mental e bem-estar corporativo: case Volvo do Brasil premiado internacionalmente.
Gerente médico do trabalho na Volvo e líder na área de saúde e segurança, ele compartilha sua vasta experiência em medicina do trabalho e segurança, com especializações em pneumologia, dependências químicas e ergonomia na conversa com Alessandra Buiar e Eduardo Lourenço Barbosa, superintendente e diretor de treinamento e comunicação da UNIDAS-PR, respectivamente.
Clique aqui para ouvir o episódio no Spotify
Clique aqui para assistir o episódio no Youtube
UNIDAS na Mídia
O webinar promovido pela UNIDAS com o Dr. Igor Castor, CEO do SlimPass e cirurgião do aparelho digestivo, saiu na imprensa destacando a economia anual estimada em R$ 165 milhões que a implementação do Slimpass pode gerar a operadoras de saúde de 100 mil vidas. Parte da programação antecedente ao 27º Congresso UNIDAS, o webinar destacou a eficiência da solução multidisciplinar para tratar a obesidade, integrando tecnologias digitais, medicamentos e acompanhamento especializado.
Clique aqui para ler o texto completo
Congresso UNIDAS na Mídia
O 27º Congresso Internacional UNIDAS continua a repercutir em diversos veículos jornalísticos, que ressaltaram que o evento reunirá especialistas para discutir o impacto de inteligência artificial, telemedicina e cibersegurança no setor de saúde suplementar, com foco em governança, sustentabilidade e transformação digital.
Clique nos links para ler as matérias completas:
Já garantiu sua vaga no 27º Congresso Internacional UNIDAS? Não fique de fora do mais importante evento das autogestões, muito networking e conteúdo. Te aguardamos em Florianópolis, nos dias 27 a 29/11!