


UNIDAS promove webinar sobre reflexão de metas e expectativas para 2026
2 de março de 2026


Aula Magna do Campus UNIDAS aborda o poder da liderança colaborativa
2 de março de 2026Encontro aconteceu na sede da UNIDAS, em São Paulo, e debateu desafios regionais e projetos para o futuro
A UNIDAS – Autogestão em Saúde realizou na tarde da última quinta-feira (26), em São Paulo, o 85º Encontro Nacional com Superintendentes Estaduais e Distrital (ENSE), reunião dedicada à consolidação das prioridades para 2026 e ao alinhamento da atuação das superintendências às diretrizes estratégicas da nacional.
Na abertura, o presidente Mário Jorge destacou que o encontro funciona como ponto de conexão entre as decisões institucionais e a execução nas Unidades Federativas. “Vamos discutir pontos estratégicos e fortalecer o empoderamento de todos os superintendentes. Este é um espaço de diálogo e união, porque somos um só: a UNIDAS”, disse. Além disso, o diretor de integração, Maurício Lopes, reforçou o caráter prático da reunião. “A proposta não é apenas levantar desafios. Vamos organizar os temas, consolidar as contribuições e levar às comissões técnicas para dar retorno estruturado às superintendências”, afirmou.
Foco do ano
Na sequência, a gerente executiva da UNIDAS, Amanda Bassan, apresentou os projetos estratégicos para 2026. Ao todo, são 10 projetos, organizados dentro das frentes prioritárias definidas no planejamento institucional, com foco em ampliar a capacidade de entrega da entidade às filiadas e fortalecer a presença institucional nos estados.
Segundo Amanda, os projetos contemplam iniciativas voltadas à representatividade, ao aprimoramento da comunicação, à consolidação da governança, ao desenvolvimento de soluções coletivas e ao avanço da inteligência setorial. A proposta é garantir maior integração entre sede e superintendências, com monitoramento contínuo das metas e resultados.
“Temos 10 projetos estratégicos que precisam ganhar capilaridade. O desafio agora é transformar planejamento em execução coordenada, com a participação ativa das superintendências”, ressaltou a gerente executiva.
Durante a apresentação, também foram reforçados os avanços regulatórios acompanhados pela entidade, como os desdobramentos da ADI 7265 e as discussões envolvendo a RN 137, além das iniciativas voltadas à transformação digital e ao fortalecimento da atuação institucional.
Vozes das superintendências
A coordenadora institucional da UNIDAS, Michele Scarasati, apresentou o plano de trabalho consolidado das superintendências para o ciclo de 2026. O documento reúne as principais frentes de atuação regionais, alinhadas ao planejamento estratégico nacional, e consolida as entregas previstas em cada UF. Segundo Michele, a consolidação do plano permite visualizar pontos de convergência entre os estados, identificar oportunidades de atuação conjunta e orientar o acompanhamento das metas ao longo do ano.
Na sequência, a coordenadora conduziu a dinâmica de escuta das regionais, organizando os participantes por macrorregião, para apresentação dos principais desafios e oportunidades identificados.
A proposta foi estruturar as contribuições de forma objetiva, permitindo mapear demandas comuns e especificidades locais. Entre os pontos levantados estiveram o avanço da judicialização, as dificuldades de negociação com prestadores diante da concentração hospitalar, a escassez de especialistas em determinadas localidades e os impactos da incorporação de novos procedimentos.
Também ganharam destaque discussões sobre compartilhamento de rede, fortalecimento de soluções de telessaúde e necessidade de maior circulação de informações técnicas às filiadas.
Maurício Lopes informou que as contribuições serão sistematizadas e encaminhadas às instâncias técnicas da entidade. “Vamos transformar o debate em encaminhamentos concretos e devolver às superintendências com posicionamentos estruturados”, ressaltou.
Próximos passos
Ao final, foram anunciados os próximos compromissos da agenda institucional, entre eles o 2º Fórum da RN 137, que será realizado em Brasília, e 0 86º ENSE, agendado para agosto, em São Paulo.
Confira aqui os melhores momentos do 85º ENSE.
#ENSE #SomosAutogestão #SomosUNIDAS #SaúdecomPropósito




