


[28º Congresso UNIDAS] Tecnologia para a longevidade: Guilherme Hummel falará sobre o futuro do cuidado digital
8 de agosto de 2025Newsletter UNIDAS – 28 de julho a 1º de agosto | 2025
12 de agosto de 2025Palestrante afirma que com intervenções precoces e coordenação de cuidado, é possível reduzir hospitalizações em mais de 30%
A transformação nos modelos de cuidado diante do envelhecimento populacional será um dos assuntos centrais da participação de Martha Oliveira, CEO e fundadora do Grupo Laços e ex – Presidente Substituta e Diretora de Desenvolvimento Setorial da ANS, no 28º Congresso Internacional UNIDAS, que acontece de 5 a 7 de novembro de 2025, no Centro de Convenções Salvador (BA). Clique aqui para garantir a sua inscrição.
Em seu painel “Panorama Epidemiológico do Envelhecimento no Brasil”, Martha defenderá que enfrentar os desafios do envelhecimento populacional exige mais do que inovação tecnológica, requer uma transformação profunda na forma como o cuidado é concebido e estruturado. A partir de sua experiência à frente da Laços Saúde, ela compartilhará vivências com equipes autogerenciadas, modelos híbridos de atenção (presencial e digital) e referências internacionais, como o Buurtzorg, que demonstram ser possível unir eficiência operacional com cuidado verdadeiramente humanizado.
Além de Martha, que é médica e ex-presidente substituta da ANS, o painel será composto por Eli Melo Jr, Vice-Presidente da UNIDAS e Presidente da Postal Saúde. Confira aqui a programação completa do evento.
A palestrante apresentará estratégias baseadas em tecnologias assistivas, dados clínicos e inteligência preditiva que permitem identificar riscos e apoiar o autocuidado dos beneficiários, sempre com foco em autonomia e permanência no domicílio, conforme diretrizes da OMS. “O envelhecimento populacional silencioso exige uma governança ética, sustentável e baseada em evidências, especialmente diante dos desafios de financiamento da saúde suplementar”, afirma.
A experiência prática comprova o impacto desses modelos: com intervenções precoces e coordenação de cuidado, há redução de hospitalizações em mais de 30%, promovendo melhor qualidade de vida e engajamento entre idosos e seus familiares.
Martha espera provocar uma reflexão ética e estratégica: “Precisamos nos perguntar que tipo de cuidado queremos oferecer aos nossos idosos. Se quisermos um sistema viável em 2030, será necessário abandonar paradigmas hospitalocêntricos e adotar modelos mais preditivos, contínuos e centrados na funcionalidade. A boa notícia é que esse caminho já começou, e mostra que inovação e afeto podem andar juntos”, afirma.
Sobre o Congresso UNIDAS
O 28º Congresso Internacional UNIDAS será realizado de 5 a 7 de novembro de 2025, no Centro de Convenções Salvador (BA). Com o tema “Colaboração, inovação e longevidade: o propósito das autogestões na era da Saúde 5.0”, o evento reunirá especialistas, gestores e líderes da saúde suplementar para discutir os caminhos da inovação, integração setorial e sustentabilidade no cuidado com as pessoas.
O Congresso é voltado a CEOs, dirigentes, gestores de planos de saúde, profissionais da saúde e prestadores de serviços, com foco em temas como gestão, governança, inovação, experiência do beneficiário e bem-estar integral.
Serviço:
Painel 1 – Tema: “Panorama Epidemiológico do Envelhecimento no Brasil”
Data: 5 de novembro (quinta-feira), das 14h às 15h
28º Congresso Internacional UNIDAS – Longevidade e a preparação para a saúde do futuro
Data: 5 a 7 de novembro
Local: Centro de Convenções Salvador (BA)