


Fórum da nova RN 137 debate oportunidades e desafios após atualização da norma
5 de novembro de 2025Primeiro dia do encontro promoveu discussões sobre o papel das autogestões em meio ao envelhecimento da população
A UNIDAS – Autogestão em Saúde abriu as portas, nesta quarta-feira (5), para a 28ª edição do Congresso Internacional UNIDAS – “Longevidade e Preparação para a Saúde do Futuro”. Somente hoje, mais de 1.800 pessoas estiveram no Centro de Convenções de Salvador, na Bahia, para assistir a apresentações com palestrantes renomados e fazer networking.
Entre palestras, workshops, oficinas, painéis e trilhas temáticas, o primeiro dia abordou assuntos como os caminhos para o Brasil durante a década do envelhecimento saudável e a histórica atualização da RN 137, além do panorama epidemiológico do envelhecimento no país, os novos paradigmas de remuneração na saúde em meio ao aumento da expectativa de vida, as soluções, tecnologias e políticas para a saúde do futuro e os dilemas da saúde na terceira idade.
Confira um resumo do dia que inaugurou o 28º Congresso Internacional UNIDAS:
Cerimônia de abertura
O presidente da UNIDAS, Mário Jorge, abriu o Congresso agradecendo aos presentes e destacando o tema central da edição. “Esse não é apenas um título para o evento. É o reflexo da nossa realidade diária, da nossa missão e, sobretudo, do nosso maior e mais nobre desafio”, afirmou. “Representamos um modelo de cuidado único no Brasil. Somos as operadoras de planos de saúde que nasceram no seio dos trabalhadores, das empresas, sejam elas públicas ou privadas, e das associações. Não temos finalidade lucrativa, e nosso verdadeiro compromisso é com a saúde e o bem-estar. É com a vida de quem cuidados”, acrescentou.
Década do envelhecimento saudável
Logo após a abertura oficial, o público assistiu a discussões sobre o período de 2021 a 2030, chamado pela OMS de “Década do envelhecimento saudável”. O debate foi composto por Mário Jorge, presidente da UNIDAS; Wadih Damous Filho, diretor-presidente da ANS; Jorge Oliveira, presidente do SINAMGE, Renato Casarotti; vice-presidente da ABRAMGE, Flaviano Feu Ventorim; vice-presidente da CMB, Francisco Balestrin, presidente da FESAÚDE e do SindHosp; Cesar Higa Nomura, presidente da Abramed; Bruno Sobral de Carvalho, diretor executivo da FenaSaúde, e Luciana Dalcanale, diretora de Treinamento e Desenvolvimento da UNIDAS.
Novos paradigmas de remuneração na saúde
Em outro painel, moderado por Luciana Dalcanale, o presidente do IESS e vice-presidente Técnico e Regulatório no Grupo Hapvida Notredame Intermédica, o presidente de honra do IQCS, Paulo Rebello, a diretora de Gestão interina da ANS, Carla de Figueiredo Soares, e o presidente da ABRAMGE, Gustavo Ribeiro, discorreram sobre a remuneração na saúde perante o envelhecimento populacional.
Mensagem do ministro
O ministro da Saúde Alexandre Padilha, que está na África do Sul devido ao Encontro do G20 de Ministros da Saúde, enviou uma mensagem em vídeo para o congresso, parabenizando a UNIDAS pela atuação. Ele enfatizou a importância do segmento da autogestão para a saúde suplementar brasileira, a necessidade de cooperação entre os mercados público e privado e de preparação do sistema para os desafios futuros.
Dados epidemiológicos orientam estratégias práticas
O evento organizou um debate sobre panorama epidemiológico do envelhecimento brasileiro, moderado por Eli Melo Jr., vice-presidente da UNIDAS, e com a presença de Luciane Infanti, estrategista e executiva sênior do Ecossistema de Saúde, e Martha Oliveira, doutora em Envelhecimento pela UERJ e CEO do Grupo Laços.
Prêmio UNIDAS
Sob o tema “Cuidado centrado no idoso: equilíbrio entre tecnologia e inovação”, a edição 2025 do Prêmio UNIDAS celebrou as iniciativas que uniram ciência, sensibilidade e criatividade para transformar a saúde e a vida das pessoas. Luciana Dalcanale, diretora de Treinamento e Desenvolvimento da UNIDAS, apresentou os trabalhos vencedores: Saúde Clara, Agile Health Tech e DNA Consult, na categoria “Não Filiada”; e as operadoras Casu, com o segundo lugar, e Cassi, com o primeiro e o terceiro lugares, na categoria “Filiada”.
Nova edição da revista e pesquisa nacional
A 9ª edição da Revista de Direito da Saúde Suplementar também foi destaque. Nildeval Chianca Jr., coordenador da Comissão Jurídica da UNIDAS, subiu ao palco para exibir os principais assuntos abordados na publicação. João Paulo Reis Neto, diretor técnico da UNIDAS e presidente da CAPESESP, foi o responsável por divulgar as informações reveladas na Pesquisa Nacional UNIDAS 2025, com dados concretos sobre desempenho assistencial, gestão de rede, custos e tratamentos de doenças.
Quatro frentes simultâneas para desafios específicos
O palco do congresso se dividiu em quatro Trilhas Paralelas para aprofundar soluções específicas:
– Qualidade e Transição de Cuidados na Era da Longevidade: Ana Maria Malik, especialista em gestão de serviços de saúde, e João Gabriel Rosa Ramos, médico intensivista e paliativista, conectaram segurança do paciente, continuidade assistencial e eficiência de recursos. O moderador foi João Paulo Reis Neto, diretor Técnico da UNIDAS;
– A Nova Autogestão em Saúde à Luz da RN 137: Com mediação de Cleudes Freitas, diretor Administrativo e Financeiro da UNIDAS, o deputado federal Pedro Westphalen, Jorge Aquino, diretor de Normas e Habilitação dos Produtos da ANS, Daniel Tostes, assessor jurídico da ANS, José Luiz Toro da Silva, assessor jurídico da UNIDAS, e Nildeval Chianca Jr., coordenador da Comissão Jurídica da UNIDAS, exploraram a atualização da Resolução Normativa 137 e seus impactos;
– Cuidado Integrado – Soluções, Tecnologias e Políticas para a Saúde do Futuro: Claudio Giuliano, CEO da FOLKS, e Lasse Koivisto, membro da Healthy Longevity Medicine Society, além do moderador Fernando Zingano, membro do Conselho Deliberativo da UNIDAS, apresentaram casos práticos de interoperabilidade e de IA para gestão populacional;
– Dilemas e Desafios da Saúde na Terceira Idade: Mediada por José Antonio Diniz, presidente da FioSaúde e conselheiro da UNIDAS, a quarta trilha paralela reuniu Carlos Lobbé, diretor Regional (RJ) da Operadora de Saúde MedSênior e Josimario Silva, professor Associado do Centro de Ciências Médicas da Universidade Federal de Pernambuco, em um debate sobre as especificidades clínicas, éticas e econômicas do cuidado na medicina geriátrica.
Workshops patrocinados
O primeiro workshop do dia foi promovido pela Lilly e mediado pelo diretor técnico da UNIDAS e presidente da CAPESESP, João Paulo dos Reis Neto. Com o tema “Linha de cuidado na Doença de Alzheimer: a detecção precoce à inovação terapêutica”, Ricardo Alvim, coordenador do serviço de Neurologia do Hospital Mater Dei Salvador, trouxe diversas informações sobre sintomas, estágios, diagnóstico e tratamentos da doença, que é responsável por 60% dos casos de demência no mundo.
Já o segundo debate foi realizado pela Johnson & Johnson, com a temática “Pensando o futuro: longevidade e acesso para pacientes idosos com linfoma de células do manto”. Carla Boquimpani, líder em Leucemias Crônicas do Grupo Oncoclínicas e médica pesquisadora do Hemorio, detalhou a otimização da primeira linha de tratamento e do manejo da recaída, mediante o uso de terapias-alvo como Ibrutinibe ou Venetoclax para melhorar a sobrevida e a qualidade de vida dos pacientes e promover economicidade ao sistema de saúde.
Oficinas
Três oficinas simultâneas também marcaram o primeiro dia do 28º Congresso Internacional UNIDAS. O oncologista Stephen Stefani comandou a oficina da AstraZeneca, que teve como tema “Desafios da gestão em oncologia frente a constante inovação”.
A oficina BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, por sua vez, abordou as “Estratégias de Geração de Valor em Saúde e Construção de Parcerias de longo prazo”, sob a condução de Álvaro Caetano, diretor executivo de Desenvolvimento de Negócios e Expansão da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, Marcelo Costa Beber, gestor da CASSI em São Paulo e diretor de Integração da UNIDAS-SP, e Carlos Eduardo Tavolari, head comercial da Diretoria de Desenvolvimento de Novos Negócios da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo.
E a oficina promovida pela Sanofi, “Vacinação, Equidade e Envelhecimento: Como Preparar a Saúde Suplementar para o Futuro”, teve participação de Melissa Palmieri, médica sanitarista, assessora técnica na Secretaria Municipal da Saúde de SP e vice-presidente SBIm Regional SP, e Deborah Hoffman, diretora de Comunicação da UNIDAS e gerente de Comunicação da Saúde Petrobras.




