


CASSIND empossa nova diretoria para o triênio 2025–2028
10 de julho de 2025Projeto foi idealizado pela Celos e contará com mais três autogestões catarinenses

A filiada Celos inaugurou na última quinta-feira, em 10 de julho, a primeira Clínica Compartilhada de Atenção Primária à Saúde (APS) das Autogestões. Voltada inicialmente aos beneficiários dos planos de saúde médico-hospitalares da Celos, a unidade oferecerá atendimento com foco na prevenção, no cuidado integral e na criação de vínculo duradouro entre paciente e equipe de referência. Em fases futuras, também estará disponível para beneficiários das operadoras Casacaresc, Elosaúde e Sim Saúde. O presidente da UNIDAS, Mário Jorge, fez questão de prestigiar a iniciativa.
“Este é um marco importante para o movimento das autogestões. A criação de uma clínica compartilhada mostra como a colaboração entre operadoras pode gerar soluções concretas para o cuidado integral, com foco na prevenção, proximidade e qualidade de vida dos beneficiários”, afirmou Mário Jorge durante o evento.
O objetivo da clínica é colocar em prática um modelo de saúde integrado, centrado na atenção primária e no acompanhamento ativo dos beneficiários. A proposta contempla o monitoramento de condições clínicas, emocionais e sociais, com ações voltadas à prevenção, orientação e suporte contínuo. “A Clínica APS é mais do que um novo serviço: ela representa um novo jeito de cuidar. Um cuidado baseado em vínculo, prevenção, presença e responsabilidade. Estamos colocando em prática uma mudança concreta, que aproxima o beneficiário da sua equipe de saúde e nos permite atuar de forma mais humana, estratégica e sustentável”, afirma Ivecio Pedro Felisbino, presidente da Celos.
Equipe multidisciplinar, acesso facilitado e acolhimento integral
Nesta fase inicial, a equipe contará com médicos da família, psicólogos e nutricionistas. A clínica tem capacidade para até 240 consultas médicas e 300 atendimentos mensais em saúde mental e nutrição. O atendimento será presencial e também por canais digitais, com acompanhamento próximo de cada caso.
Além disso, a clínica está integrada a uma estratégia de transformação do modelo assistencial, baseada em experiências bem-sucedidas como o NHS britânico e o SNS português. Com o apoio de tecnologia em prontuário eletrônico, telemedicina e gestão de dados, a APS permitirá respostas mais rápidas, redução de riscos e uma jornada de cuidado mais segura e coordenada.
Com a Atenção Primária como ponto de entrada, a expectativa é fortalecer o vínculo entre paciente e equipe de saúde, garantindo resolutividade para a maioria das situações e promovendo o cuidado adequado no momento certo. Isso reduz desgastes com atendimentos fragmentados, evita idas desnecessárias a pronto-socorro e contribui para que o beneficiário se sinta acompanhado e seguro. Ao mesmo tempo, o modelo favorece a sustentabilidade do plano, ao organizar melhor os recursos e reduzir procedimentos de alta complexidade que poderiam ser evitados com um cuidado preventivo e contínuo.


Participantes visitam as instalações da nova clínica
Além dos presidentes da UNIDAS e da Celos, diversas lideranças participaram da cerimônia, entre eles, Alexandre Silva, superintendente da Elosaúde e conselheiro deliberativo da UNIDAS, Jeferson Nunes, presidente da EloSaúde e Alfeu Abreu, diretor executivo da SIM Saúde e ex-conselheiro fiscal da UNIDAS.
Entre os principais benefícios dessas parcerias estão o compartilhamento de custos, o fortalecimento do vínculo entre as operadoras, a melhoria na gestão de processos e uma governança mais eficiente, criando um ecossistema de saúde mais integrado e sustentável.
#AutogestõesemFoco #SaúdecomPropósito #SomosAutogestão #SomosUNIDAS