


Integra UNIDAS-ES debate desafios e oportunidades do Capitation na saúde suplementar
2 de outubro de 2025


UNIDAS reúne mais de 360 participantes para debater judicialização da saúde após decisão do STF
2 de outubro de 2025Representantes da UNIDAS-ES visitaram, em 29 de setembro (segunda-feira), três Clínicas Compartilhadas de filiadas da UNIDAS-MG, em agenda dedicada a conhecer modelos assistenciais que vêm ganhando escala no segmento de autogestão. Participaram Nelson Prucoli (superintendente da UNIDAS-ES) e Benedito Pimentel (Banescaixa), recebidos por Marina Yasuda (superintendente da UNIDAS-MG) e Maurício Botelho (CEO da Doutor Agora). A programação incluiu unidades de Atenção Primária à Saúde (APS), Clínica de Infusão de Medicamentos e estrutura voltada ao cuidado do Transtorno do Espectro Autista (TEA).
No eixo de terapias de alta complexidade, Minas Gerais abriga um centro de infusão operado em regime de gestão conjunta, modelo apontado pela UNIDAS como marco de cooperação entre filiadas. A lógica compartilhada inclui análise conjunta de indicadores e ganhos de eficiência com potencial de economia relevante nos custos do serviço.
Para a UNIDAS, o intercâmbio entre as superintendências estaduais acelera a disseminação de boas práticas e dá tração a modelos assistenciais centrados no beneficiário – da APS organizada a linhas de cuidado especializadas – com padrões comuns de qualidade, governança e monitoramento de resultados.
A agenda em Belo Horizonte reforça essa diretriz ao aproximar experiências e ao destacar o papel de parceiros técnicos no desenho e operação das clínicas.