


O 28º Congresso Internacional UNIDAS começou!
5 de novembro de 2025Especialistas em saúde suplementar compartilharam dados e informações essenciais para o setor
Segundo dia do 28º Congresso Internacional UNIDAS – “Longevidade e Preparação para a Saúde do Futuro”, a quinta-feira (6) foi marcada por diversas discussões e apresentações sobre o atual cenário das autogestões e do sistema de saúde nacional. O público presente no Centro de Convenções de Salvador, na Bahia, teve acesso a um conteúdo riquíssimo, entregue por alguns dos maiores especialistas do setor no país.
Confira um resumo do segundo dia do 28º Congresso Internacional UNIDAS:
IA para gestão populacional em longevidade
O presidente do Conselho Deliberativo da UNIDAS, Werner Dalla; o gerente executivo de Risco Populacional da Cassi, Frank Ney Sousa Lima, e o diretor médico do Laboratório de Inteligência Artificial – In.lab – INOVA-HC, Vinícius Guirado, conduziram um debate sobre o “Cuidado baseado em dados: IA para gestão populacional em longevidade”, que destrinchou o contexto atual e abordou as perspectivas sobre a presença da tecnologia na área da saúde.
A importância de liderar a transformação
Mediado por Janaína Yara Augusto, professora e palestrante com foco em Treinamentos, o painel “Autogestão em saúde: a importância de liderar a transformação” registrou o encontro de presidentes de cinco operadoras filiadas: Cláudio Said, da Cassi; Carolina Bezerra, da Casse; Bruno D’Abadia, do Ipasgo Saúde; Douglas Figueredo, da Geap, e Anderson Ferreira, da Cemig Saúde.
IoT e IA para o cuidado do idoso
A tecnologia voltou ao centro do palco do Congresso em uma apresentação sobre “Dispositivos, internet das coisas e o uso da IA para o cuidado do idoso”, que foi moderada por Maurício Lopes, diretor de integração da UNIDAS. Ao lado dele, estavam o pesquisador Guilherme Hummel e Frederico José Amedee Peret, diretor-presidente da Unimed-BH.
Palestra especial e internacional
Referências internacionais, Cláudia Rebelo, Data Protection Officer na CUF – Hospitais e Clínicas, e Diogo Serras Lopes, vogal do Conselho Diretivo da ADSE e ex-secretário de Estado da Saúde de Portugal, vieram da Europa especialmente para o Congresso da UNIDAS, onde debateram acerca da economia da longevidade e os impactos na saúde e novos modelos de financiamento.
Prêmio INOVA Saúde
A premiação celebrou as startups que desenvolveram as iniciativas mais promissoras da área da saúde. Werner Dalla voltou ao palco para falar sobre a importância da inovação para o setor e, na sequência, o público conheceu as ganhadoras:
1º lugar – Safee
2º lugar – Quantify
3º lugar – Carefy
Trilhas paralelas também são destaque
Quatro trilhas simultâneas dividiram o palco central nesta quinta-feira, levando aos presentes temáticas específicas sobre o setor de saúde suplementar:
– Apresentação dos cases das comissões UNIDAS: Lizandra Bizarro, coordenadora de Comissões, Produtos e Serviços da UNIDAS, esteve à frente da roda de conversa que contou com Aline Cruz, coordenadora da Comissão de Comunicação da UNIDAS; Natália Gherardi Almeida, coordenadora da Comissão de Modelos de Atenção à Saúde da UNIDAS, e Vitor Hoffmann, coordenador da Comissão de TI da UNIDAS.
– Experiência do paciente 60+ na saúde do futuro: o diretor do Cuidado Integrado do Hospital Albert Einstein, Leandro Figueira; o diretor de Operações no OPTY Rede Integrada, Everton Silva, e superintendente da UNIDAS-BA, André Liberato, subiram ao palco para falar a respeito do cuidado com a população mais longeva.
– Políticas públicas para a longevidade: os idosos também estiveram no centro da troca de ideias entre Cláudia Rebelo, Data Protection Officer na CUF – Hospitais e Clínicas; Lenise Secchin, diretora de Normas e Habilitação dos Produtos da ANS; Edgar Nunes, coordenador do Serviço de Geriatria do HC-UFMG, e Maria do Socorro Rios Fonseca, gerente de Unidade Cassi-MA.
– Cuidados paliativos – uso criterioso de recursos na finitude: por fim, a trilha paralela reuniu Renata Freitas, diretora do Hospital do Câncer IV – Unidade de Cuidados Paliativos INCA, Samir Salman, superintendente do Instituto Premier, e Ricardo Tavares, coordenador do Programa de Complementação Especializada em Cuidados Paliativos.
Workshops patrocinados
O workshop “O impacto da doença aterosclerótica no Brasil: limites e oportunidades para atuação”, da Novartis, reuniu Roberta Arinelly, diretora médica na ORIGIN Health e editora-executiva de Saúde na MIT Technology Review Brasil, e Francisco Kerr Saraiva, médico PHD pesquisador e professor titular de Cardiologia na PUC Campinas.
A Lilly, por sua vez, patrocinou a apresentação sobre “Inovação e economia no tratamento da dermatite atópica”, com Paulo Antônio Oldani Felix, médico na Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão no Hospital dos Servidores do Estado do RJ e chefe do serviço de Dermatologia do hospital dos Servidores do RJ, e Juliana Martinho Busch, diretora de Previdência e Assistência da CAPESESP.
Biogen, ISA Saúde e SANOFI realizam oficinas
Promovidas por três das autogestões mais relevantes do país, as oficinas reuniram um público segmentado em salas especiais do Centro de Convenções de Salvador. Martha Oliveira, CEO do Grupo Laços, foi a responsável por abordar as “Novas perspectivas para a Doença de Alzheimer e o impacto no ecossistema de saúde”, na oficina da Biogen.
Já a ISA Saúde convidou seu diretor Médico, Davi Pares, para discorrer sobre o tema “Da planilha ao copiloto: como a IA pode reduzir a sinistralidade através do cuidado domiciliar”. A SANOFI, por sua vez, focou na “Imunização do idoso: proteção, qualidade de vida e sustentabilidade”, em um debate com João Paulo dos Reis Neto, diretor técnico da UNIDAS, Melissa Palmieri, vice-presidente da SBIm Regional SP, Felipe Gallego Lima, médico do Centro de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês, e Maisa Carla Kairalla, presidente da Comissão de Imunização da SBGG.
Café das Comissões
Além dos workshops e das oficinas, o Congresso também foi marcado pelo 5º Café da Manhã das Comissões UNIDAS, oferecido pela Orizon e pela AdviceHealth, que contou com a presença de Lizandra Bizarro, coordenadora de Comissões, Produtos e Serviços; Amanda Bassan, gerente executiva da UNIDAS; Mário Henrique Martins, CEO da Orizon, e Andréa Bergamini, diretora da AdviceHealth.




