Workshop presencial reuniu 35 participantes em Brasília para discutir o processo de incorporação tecnológica na saúde suplementar e seus impactos operacionais
No dia 13 de agosto (quarta-feira), a UNIDAS-DF promoveu em Brasília o workshop “Integra +: Jornada da Aprovação das Novas Tecnologias na ANS”. Realizado no Auditório Biomas da Embrapa Sede, o evento reuniu 35 profissionais de diversas filiadas e entidades do setor, com o objetivo de aprofundar o entendimento sobre o complexo processo regulatório de incorporação de novas tecnologias em saúde no rol da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
A programação foi conduzida por Mariana de Albuquerque Cavalcante, vice-superintendente da UNIDAS-DF, que ofereceu uma visão abrangente sobre o funcionamento das tecnologias em saúde no contexto da saúde suplementar. Foram abordados conceitos fundamentais sobre medicamentos, procedimentos, produtos e terapias, além do papel regulador da ANS e os principais normativos do setor.
O encontro também destacou os impactos operacionais para as operadoras após a incorporação de novas tecnologias, incluindo os desafios na autorização, cobrança e ajustes em sistemas, protocolos e rede credenciada. Casos reais foram utilizados para ilustrar essas mudanças. Mariana reforçou a importância da atuação colaborativa entre as áreas internas das operadoras e da comunicação clara com prestadores e beneficiários, além da necessidade de capacitação contínua e leitura atenta dos normativos da ANS.
O evento contou também com a participação de Almira Cristina Mota Morais (diretora técnica da UNIDAS-DF), Larissa Rodrigues (diretora de treinamento e desenvolvimento da UNIDAS-DF) e Erika Layne de Souza Magalhães (executiva de negócios da UNIDAS-DF).