


UNIDAS Itinerante promove diálogo estratégico na Paraíba
2 de dezembro de 2025


UNIDAS-PB realiza encontro sobre dificuldades alimentares e a importância da terapia multidisciplinar
5 de dezembro de 2025A UNIDAS-MG realizou, no dia 26 de novembro (quarta-feira), o workshop “Como trazer sustentabilidade para as autogestões no tratamento do Diabetes Tipo 1?”, reunindo profissionais do setor de saúde suplementar para discutir avanços, desafios e novas tecnologias aplicadas ao cuidado de beneficiários com a condição. O encontro ocorreu no Restaurante O Conde, em Belo Horizonte, e contou com a presença de 20 participantes, entre representantes das filiadas e especialistas convidados.
O evento, realizado em parceria com a Medtronic, teve como destaque a aula expositiva de Rodrigo Nunes Lamounier, médico endocrinologista, que apresentou um panorama completo sobre o Diabetes Tipo 1, abordando o cenário nacional e internacional, impactos econômicos, opções terapêuticas e as principais metas de controle da doença.
Durante a apresentação, foram discutidas tecnologias fundamentais para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes, como os sistemas de monitoramento contínuo de glicose, seja de forma intermitente ou em tempo real, além dos critérios de indicação, desafios de acesso e a importância de ampliar o uso dessas ferramentas entre as autogestões.
A diretora técnica da UNIDAS-MG, Fernanda Cristina Santos Teixeira, e o diretor de integração da entidade, Vinícius Tadeu Rocha Fernandes, participaram do debate junto às representantes da Medtronic, Fernanda Gasparian, Fernanda Laranjeira e Priscilla Pandolfo, que trouxeram perspectivas sobre como a incorporação de tecnologias pode contribuir para resultados clínicos superiores e maior sustentabilidade assistencial.
Ao longo do workshop, reforçou-se que o Diabetes Tipo 1 demanda acompanhamento contínuo, especialmente considerando que, no Brasil, mais de 14 milhões de pessoas vivem com diabetes, sendo cerca de 10% com o tipo 1, que exige atenção redobrada aos riscos de hipo e hiperglicemia.




