


28º Congresso UNIDAS bate recorde de participação e marca novo momento para as autogestões em saúde
12 de novembro de 2025


Workshop UNIDAS-PE destaca a importância do cuidado integrado ao idoso
13 de novembro de 2025No dia 29 de outubro (quarta-feira), a UNIDAS Rio de Janeiro e Espírito Santo reuniu mais de 100 participantes de 25 filiadas no encontro INTEGRA UNIDAS – “Transexualidade: inclusão e responsabilidade das instituições de autogestão em saúde”, realizado em formato on-line.


O evento contou com a apresentação do ginecologista e obstetra Arthur Bastos, diretor técnico da FioSaúde e do Departamento de Ginecologia da Sociedade Brasileira de Medicina Transgênero, e contou com a mediação de José Diniz, presidente da FioSaúde e membro do Conselho Deliberativo da UNIDAS.
Durante o encontro, os especialistas discutiram temas fundamentais para a promoção de uma saúde mais inclusiva, abordando conceitos sobre disforia de gênero, transformações físicas, a importância do atendimento multidisciplinar e a estrutura necessária para o acolhimento das pessoas trans. Também foram destacados os aspectos regulatórios e as coberturas envolvidas no processo transexualizador, reforçando o papel das autogestões na construção de práticas mais humanas e integrativas.



