


Semana da Direção Fiscal reúne especialistas para debater prevenção e caminhos para operadoras de saúde
25 de setembro de 2025


Projeto UNIDAS Presente realiza visitas a filiadas em Mato Grosso do Sul
26 de setembro de 2025Na última quinta-feira (25), a UNIDAS promoveu o “I Workshop – Sustentabilidade e Inovação nas Autogestões de Saúde: Desafios e Oportunidades na Rota Pantaneira” no Mato Grosso do Sul, reunindo representantes do setor de saúde suplementar, autoridades e especialistas na plenária do Tribunal de Justiça do Estado. O encontro contou com 76 participantes presenciais, consolidando-se como um espaço de debates estratégicos e troca de experiências para as autogestões.
A abertura do evento reuniu a superintendente da UNIDAS-MS, Maria das Graças Malafaia Dias de Andrade, o desembargador Nelio Stabile, coordenador do CEJUSC Saúde, e o vice-presidente da UNIDAS, Eli Melo Jr., que destacaram a importância da inovação e do diálogo para enfrentar os desafios do setor.
Inteligência artificial no cuidado ao paciente
O primeiro painel, conduzido por Eduardo, apresentou as “quatro ondas” da Inteligência Artificial, destacando a evolução de ferramentas preditivas até os chatbots capazes de realizar atendimentos humanizados. A mediadora, Maria das Graças, compartilhou a experiência da CASSI no acompanhamento de pacientes, ressaltando três pontos essenciais: por que acompanhar, o que acompanhar e qual o impacto na sustentabilidade das operadoras.
Judicialização e inovações do CEJUSC Saúde
O segundo painel teve foco na judicialização. Janio Gustavo demonstrou como a IA pode auxiliar na organização e análise de processos judiciais, com painéis multitarefa que permitem avaliações individualizadas ou combinadas. Na sequência, o desembargador Nelio Stabile, Natália e o José Karstens apresentaram as iniciativas do CEJUSC Saúde no estado, como o trabalho integrado com o NATJUS, o termo de cooperação para a saúde suplementar e o aplicativo desenvolvido para estimular a conciliação entre as partes.
Conhecimento técnico e protocolos de cuidado
O terceiro painel foi dedicado a temas técnicos da assistência em saúde. José Ivan, infectologista, trouxe um panorama sobre o uso de antifúngicos em ambientes hospitalares e ambulatoriais. Já a enfermeira Glaucia Ganne, estomaterapeuta, destacou protocolos de acompanhamento de lesões complexas que contribuem para evitar internações. A mediação foi feita pela diretora técnica da UNIDAS-MS, Rosa Cristina Dacal.
Palestra magna e encerramento
Encerrando o evento, o vice-presidente da UNIDAS Nacional, Eli Melo Jr., apresentou dados da saúde suplementar no Brasil e reforçou a necessidade de aperfeiçoamento contínuo das lideranças nas operadoras. A mediação ficou a cargo de Ana Paula, diretora administrativo-financeira da UNIDAS-MS, que também conduziu o encerramento do encontro.
Com grande adesão e discussões relevantes, o workshop cumpriu seu objetivo de promover o compartilhamento de conhecimento e inovação. O evento já lançou um novo desafio: a realização do II Workshop da UNIDAS MS em 2026, com foco em gestão de casos crônicos e envelhecimento da população no cerrado.