


UNIDAS lança edição 2025 do Prêmio Saúde com foco no cuidado centrado no idoso
5 de maio de 2025A proposta de revisão da RN nº 137, em debate na Consulta Pública nº 153 da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), voltou à pauta da UNIDAS na manhã desta segunda-feira (5), em mais uma rodada de diálogos com as filiadas. O encontro virtual reuniu mais de 70 participantes, representando 41 entidades de autogestão em saúde.
A conversa aprofundou temas centrais da minuta apresentada pela ANS, como a ampliação da elegibilidade, o reforço à governança e a redução da insegurança jurídica no setor. O consultor jurídico da UNIDAS, José Luiz Toro, destacou que “a norma precisa ser clara e aplicável à realidade do setor. Temos que ser tão criativos quanto os demais segmentos ou mais”.
O presidente da UNIDAS, Mário Jorge, defendeu uma postura estratégica das operadoras frente à revisão normativa. Segundo ele, o risco já está dado. “O que nos faltavam eram as oportunidades e elas virão. Precisamos nos antecipar ao ‘dia zero’ da normativa revisada e decidir com coragem”, acrescentou.
A nova reunião complementa o debate iniciado em 16 de abril, quando mais de 200 representantes participaram da primeira rodada de discussões sobre a proposta da ANS. Clique aqui para acessar a matéria da primeira reunião.
A Consulta Pública nº 153 segue aberta para contribuições até o dia 26 de maio. A UNIDAS permanece mobilizada para construir uma manifestação técnica sólida e alinhada aos interesses das autogestões.